sábado, 3 de julho de 2010

De volta à Essência

Olá, eu sou a irmã da Bruna e ela há um tempo me pediu para compartilhar algo aqui. Finalmente consegui sentar e escrever.
Às vezes tenho uns momentos de vagar com a minha mente, refletindo e conhecendo mais de Deus. Isso é muito bom, me aproxima mais Dele!
Há um tempo que já venho processando essa palavra e o que gostaria de compartilhar é essa volta à essência...
Quando Deus criou o homem, no capítulo 1 e 2 de Gênesis, Ele diz: "Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança..." (v.26); "Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, a imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou." (v.27); "Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente." (v.7, cap.2). Aí está a essência da criação. Deus com um sopro transferiu o que era Dele para nós, e isso é o que nos faz diferentes de todos os outros animais. Deus nos deu inteligência, sentimentos, características físicas, características de personalidade, gostos, como características que revelam quem Ele é e quem somos nós, a imagem e semelhança Dele.
Na criação Ele tinha um plano perfeito e por ser perfeito, nos deixou a característica de escolha. Ao ser enganado pelo diabo, o homem escolheu viver independente de Deus e deixou que a essência, que revela quem nós somos e de onde somos, fosse esquecida. É isso que o inimigo mais quer das nossas vidas, ele tenta de todas as formas nos enganar, dizendo que somos suficientes sem Deus, ele arma ciladas para que as circunstâncias do dia a dia apaguem a identidade que um dia nos foi dada.
Então, vaguei mais um pouco com a minha mente e comecei a pensar no porque de tantas pessoas estarem em depressão, viverem em tantos vícios, sentirem um vazio imenso. A partir do momento que o pecado entrou no mundo, a essência da nossa criação foi perdida e o que restou foi um buraco enorme, que o diabo tenta preencher com outras formas, mas não consegue! Porque a essência é uma marca em nós, é algo instalado em nosso DNA, que não pode ser tirado, pode até ser mascarado, obscurecido, mas não apagado. E é ai que as pessoas, então, são atraídas para Deus. Elas vão em busca de tantas outras coisas, pensando em se satisfazerem, mas fracassam, porque a verdadeira satisfação só pode vir Daquele que nos gerou, para nos satisfazermos somente Nele. "Na tua presença há plenitude de alegria." (Sl.16:11).
Jesus então veio como o restaurador da comunhão com Deus. Através de Jesus Cristo voltamos a essência e a partir do momento que aceitamos Sua Salvação e o Seu Senhorio, temos uma nova identidade, resgatamos a identidade perdida pelo pecado em nossas vidas, sabemos agora quem nós somos.
Mas é só isso? Quantas pessoas vocês não conhecem que são cristãs, encontraram Jesus, mas parece que ainda não estão satisfeitas? Eu sou uma delas! Mas então deve ter alguma coisa errada? Se a Bíblia fala que "na tua presença há plenitude de alegria", porque eu , sendo cristã,
muitas vezes não encontro isso e chego a reclamar de tantas coisas?
E então eu viajei ainda mais com minha mente e comecei a pensar na essência que me foi dada de saber quem sou e de onde sou, ou seja, não fui feita para viver aqui, não fui feita para ser desse mundo. Estou aqui, com um propósito de estar aqui, mas meu lugar é além desse mundo sujo e cruel. E é por isso que não me satisfaço plenamente estando nesse mundo. A nossa satisfação só vai ser plena quando encontrarmos a presença gloriosa do Rei. "Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. Vi também a cidade santa, nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo. Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram. E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas." (Ap. 21:1-5). Isso é maravilhoso!!!
Enquanto isso, nessa terra cumpro uma missão, "Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sejeitai-a..." (Gn.1:28). Minha missão é fazer parte de uma família com muitos filhos semelhantes a Jesus! Assim, não só devo voltar à essência, mas devo também levar as pessoas de volta à essência da qual foram criadas, a imagem e semelhança de Deus.
E por último gostaria de deixar uns versículos:
"Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós. A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus. Pois a criação está sujeita a vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora. E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo. Porque, na esperança, fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera? Mas se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos." (Rm.8:18-25). Eu não preciso ver para crer! E é isso que me move, saber que com um sopro fui criada para cumprir uma missão nessa terra, mas uma missão que me atrai para a eternidade... estou voltando à essência!
Bárbara Juliana.


Um comentário:

  1. Maravilhoso! Acho q o q a Barbara compartilhou aqui foi profundo e tocante e realmente faz refletir e eu fiquei realmente maravilhada... Deus q abençõe tds e que dê inspiraçao a vcs para continuarem postando aqui... pq realmente faz A diferença.
    by: Line

    ResponderExcluir